Como verificar se uma porta do roteador está aberta

As portas de fazem parte do sistema de comunicação em um computador, tanto para receber como para enviar dados, cada programa ou recurso no computador utiliza de uma delas para se comunicar, sendo assim vitais para seu funcionamento. Além disso, são utilizadas para que criminosos explorem falhas de segurança em seu computador, por isso da importância de se manter aberta apenas as portas que sejam necessárias.

Para verificar quais portas estão abertas em seu computador, existem algumas maneiras, eu recomendo utilizar o site do Testar Portas Abertas, que de uma maneira simples e rápida testa se determinada porta da sua conexão está aberta. Além de mostrar seu ip, ele lista algumas das portas mais conhecidas, facilitando assim o teste. O funcionamento é bem simples, basta informar seu IP e a porta que deseja testar, como no exemplo abaixo:

 

Caso a porta esteja aberta/fechada e deseje alterar, isso deverá ser feito acessando seu roteador e/ou o firewall e antivírus da sua conexão. No próprio site do Testar Portas Aberta, tem alguns tutoriais de como realizar esses procedimentos, vale a pena realizar alguns testes.

https://testarportasabertas.com.br/

 

Add Comment