Antivírus: Como Escolher a Melhor Opção para seu PC

Pessoa digitando em teclado de computador

Utilizar um antivírus de qualidade no computador é uma boa opção para se proteger de cibercriminosos e evitar prejuízos financeiros. Os vírus são capazes de capturar dados bancários, realizar operações remotas e até mesmo bloquear arquivos em troca de resgate – ataque conhecido como ransomware.

 

Mas, antes de decidir qual software de proteção instalar em seu computador ou smartphone, é preciso avaliar todos os fatores que definem a qualidade de um antivírus.

 

Confira, a seguir, 5 dicas para escolher a melhor proteção antivírus:

 

  1. Avalie a Capacidade do PC

 

Antes de escolher um serviço de proteção antivírus, é preciso avaliar a capacidade da máquina. Esteja ciente de que quanto mais ferramentas o antivírus oferecer, maior será o armazenamento necessário, tanto do serviço quanto da sua máquina.

 

Portanto, cheque as configurações do seu computador e certifique que há espaço necessário, para que não fique lento ou apresente problemas de armazenamento.

 

  1. Pesquise e Faça Comparativos

 

Assim como em qualquer outro tipo de serviço, fazer comparativos é uma ótima alternativa para definir qual melhor suprirá suas necessidades.

 

Uma boa dica é visitar o site de todas as opções que você tem interesse. Se informe sobre as ferramentas e configurações e usufrua dos testes grátis, quando possível, pois é uma excelente forma de avaliar se o serviço é compatível com suas necessidades.

 

  1. Simule os Pacotes de Serviços

 

Para quem fará uso da proteção com bastante frequência, é interessante montar pacotes que incluam não só a proteção do PC, mas também do smartphone.

 

Além disso, esses serviços em conjunto servem como uma boa maneira de economizar no investimento, já que um pacote pode sair mais barato do que apenas um produto específico para PC ou smartphone.

Tela de computador com escrita 'segurança' em inglês

 

  1. Confira os Serviços Oferecidos

 

Serviços de antivírus pagos oferecem mais ferramentas e alternativas que os gratuitos. Geralmente, as ferramentas free entregam o básico para os usuários.

 

Em demandas mais exigentes, que necessitam de ferramentas de privacidade para VPN (computadores em rede), internet banking seguro, proteção contra ransomware e modo de jogos, por exemplo, é interessante investir um pouco mais na proteção.

 

Há opções que incluem essas características com teste gratuito de antivírus durante 30 dias.

 

  1. Evite Programas Piratas

 

Todos nós sabemos como a pirataria está infiltrada em tudo que envolve a internet e o quão nocivo isso pode ser para a navegação nas redes, ainda mais quando se trata do desempenho de um antivírus.

 

Por isso, evite todo e qualquer serviço de proteção que esteja relacionado à pirataria. Isso pode comprometer todo o funcionamento do software, e principalmente, colocar em risco sua máquina e sua privacidade.

 

E você, tem outras dicas para escolher a melhor proteção antivírus? Conte pra gente nos comentários!

 

Imagens: Pexels (Soumil Kumar), Pexels (Pixabay)

Add Comment