Certificação LPI: como se tornar um administrador Linux

Um dos sistemas operacionais mais usados no mundo é o Linux. Para os profissionais da área de Tecnologia da Informação, algumas qualidades fazem com que o uso do sistema operacional tenha crescido nos últimos anos. Entre elas, estão o baixo custo, segurança, estabilidade e uma comunidade open source por trás de seu desenvolvimento.

O fato é que, por mais que o uso de Linux tenha crescido, o número de profissionais habilitados para lidar com o sistema não acompanha a curva de crescimento. A dificuldade em encontrar profissionais qualificados para trabalhar com o sistema operacional já é um problema em grandes empresas. Portanto, aí está uma excelente oportunidade para quem é da área de TI e está procurando uma forma de se destacar no mercado de trabalho.

 

É para isso que servem as certificações LPI. Elas serão as responsáveis por capacitar um profissional ao nível de administradores de sistemas Linux – ou seja, uma autoridade no assunto. Essa certificação agrega um valor enorme para quem a obtém e é requisito para quem quer dar uma passo na carreira dentro da área de tecnologia.

 

Entendo a sigla LPI

 

Linux Professional Institute é o termo por trás da sigla LPI. É uma organização sem fins lucrativos, responsável por certificações em sistemas GNU/Linux. É importante ressaltar que essas certificações elaboradas pelo LPI são reconhecidas internacionalmente, além de serem as principais do mercado.

 

Os exames que geram as certificações são baseadas no Linux Standard Base, que reúne as normas para manter a compatibilidade entre as diversas versões e distribuições do sistema operacional. Isso significa que as certificações são independentes de distribuição; uma vantagem para quem pretende adquirir uma.

 

Certificações LPI: quais são os níveis?

 

Além de serem aplicados por diversas instituições, em diversos idiomas, os exames para certificação LPI são divididos em níveis. São eles: Linux Essentials, LPIC-1, LPIC-2 e LPIC-3. Saiba mais sobre eles:

 

Linux Essentials

É o exame considerado pré-requisito, mas não é obrigatório. Ele é indicado para quem é iniciante e não tem experiência com o sistema operacional Linux. É uma ótima oportunidade para validar os conhecimentos básicos e nivelar o que for necessário para a próximo exame.

 

LPIC-1

Certificação de nível júnior. Habilita o profissional a trabalhar com linha de comando no Linux, executar tarefas simples de manutenção, instalar e configurar uma estação de trabalho e conectá-la na rede LAN ou Internet.

 

LPIC-2

Certificação de nível avançado. Para tentar o exame da LPIC-2, é preciso ter o certificado da LPIC-1. Habilita o profissional a administrar um servidor de pequeno e médio porte. Além disso, ele também conseguirá planejar, implementar, manter e proteger uma pequena rede mista, supervisionar assistentes e fazer recomendações à gerência em implementações e aquisições.

 

LPIC-3

Certificação de nível sênior. Voltada para experts, é o mais alto nível de certificação. Também é necessário ter as certificações anteriores para tentar a LPIC-3. O exame é único e é feito por profissionais Linux e empresas líderes em tecnologia. Habilita o profissional a administrar o sistema operacional Linux em ambiente corporativo e misto.

 

Para iniciantes: como estudar para a certificação Linux Essentials

Se você tem pouco ou nenhum conhecimento sobre o mundo Linux, o primeiro passo é estudar para o exame Linux Essentials. O curso Primeiros Passos no Linux é ideal para aprender conceitos básicos, principais distribuições e comandos essenciais para trabalhar com o sistema. Veja o que é abordado no curso:

 

  • Principais e mais utilizadas distribuições interfaces gráficas
  • Principais comandos básicos e administração dos recursos de um sistema Linux
  • Conhecimento básico sobre Projeto GNU, Software Livre e Open Source
  • Instalação de qualquer distribuição Linux
  • Gerenciamento e monitoramento de processos e serviços

 

Para experientes: como estudar para a certificação LPI

Para quem já possui experiência com o sistema operacional Linux, o indicado é o curso Preparatório para Certificações Linux. Com ele, você aprende tudo o que é preciso para passar nos dois exames de certificações LPIC-1 e CompTIA Linux+, e adquire o conhecimento necessário para um administrador de sistema Linux.

 

Se você se interessou pela certificação LPI, acesse os cursos da Udemy e seja reconhecido no mercado de trabalho através de certificações internacionais!

Add Comment