Unlimited Detail: A Evolução está por vir.

Imagine que você quer jogar o Crysis, no máximo. Aquele monte de polígono, de textura, de modelos, tudo consumindo uma quantidade absurda dos recursos do seu PC: processamento, memória, memória de vídeo. Quanto melhor o visual do jogo, mais ele vai consumir do seu PC. E, como todos nós sabemos, chega uma hora que ele não aguenta mais: o limite vai chegar e tua máquina berrará por um hardware novo.

O problema é que, hoje em dia, as melhorias visuais estão proporcionalmente consumindo cada vez mais hardware. Estamos claramente chegando a um limite técnico onde não teremos mais o que fazer. Isso tudo, pois, hoje, os gráficos são baseados em triângulos desenhados e calculados em tempo real: quanto mais triângulos, mais arredondada a aparência do objeto, mas, ao mesmo tempo, mais pesado para o computador processar.

Pensando nisso, a Euclideon criou a Unlimited Detail: uma nova forma de trabalhar graficamente que, ao invés de se basear em polígonos formados por esses triângulos, baseia-se completamente em pontos (ou átomos).

Video demonstrativo do sistemas de pontos (átomos)

Com essa nova técnica, a Euclideon diz que aumentam em 100 mil vezes a quantidade de detalhes conseguidos com as técnicas de hoje. E, mais que isso, eles conseguem mapear modelos poligonais e objetos da vida real nesses átomos, os chamados “point cloud”.

O resultado é incrível: tanto a quantidade de objetos na tela quanto a qualidade deles é fora do comum. Até mesmo os mais singelos detalhes ganham uma qualidade quase real. Esqueça texturas que imitam pedras: tenha uma estrada feita de pedras reais. Quer uma árvore? Que tal fazê-la com folhas e galhos, como uma de verdade deve ser? Esqueça imagens no fundo das cenas e crie prédios, casas e montanhas até onde a vista alcança. Nada mais de efeitos para simular poeira e fumaça: tenha partículas de poeira e fumaça tão reais quanto a própria realidade.

E olha que ela ainda está em fase de desenvolvimento… É inimaginável o que conseguirão fazer quando a técnica já fizer parte do mercado. Mas é sábio ressaltar duas coisas: 1° A Euclideon é a única pioneira nessa tecnologia de gráficos em átomos, 2° Se outras empresas não cooperarem em redesenvolver ou cooperar em maiores pesquisas para esta nova tecnologia em gráficos de games, (Que logo mais poderão refletir em gráficos de maquinas visuais, e melhorar quem sabe a beleza de nosso Windows, ou MAC) Irá levar bem mais tempo que o devido para que usemos com prazer e logo.

Mas não custa nada sonhar com o futuro próximo, pois para quem jogar Gears Of War, Call of duty ou Crisis no mínimo espera que esta tecnologia venha o quanto antes, para que possamos nos maravilhar o máximo, com a beleza de nossos Xbox 360 e PS3, Afinal esses dois consoles ( Principalmente o 360) ainda tem muito o que oferecer antes que sejam lançados seus futuros sucessores.

Agradecimentos: Ogamer, Shades Tech in games, Sergio

Vídeos com renderizações em tempo real :

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=WO4CQrIKxwI

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=JoEXxn-C4Lw

Fonte de dados: Revista Gamers

Add Comment