Realidade aumentada

Realidade Aumentada é definida como a sobreposição de objetos virtuais tridimensionais, gerados por computador, com um ambiente real, por meio de algum dispositivo tecnológico.

Para que os objetos virtuais façam parte do ambiente real e sejam manuseados deve-se utilizar um software com capacidade de visão do ambiente real e de posicionamento dos objetos virtuais.

Para existir a Realidade Aumentada são precisos três componentes básicos: objeto real, webcam e software para fazer a identificação do objeto através da webcam. Com esses componentes, é possível visualizar a RA facilmente. Veja um exemplo de realidade aumentada.

1º passo: precisamos de um objeto impresso que possua a devida marca de referência. Vamos utilizar o exemplo do web site GE Ecomagination. Ele adota a Realidade Aumentada para propor uma alternativa de energia.

2º passo: com o objeto impresso, acesse a página com o software disponível. É preciso ter instalado em seu computador o plugin do flash. Assim o software fará a interpretação desse objeto, quando apontado na webcam. Para habilitá-lo, clique em “permitir”. Assim você está permitindo acesso à câmera e ao microfone.

3º passo: Aponte o objeto na frente de sua webcam e veja as torres de energia eólica saltando do papel, tudo isso no formato 3D.

É possível aplicar a RA para entretenimento (por meio de jogos mais interativos), indústria automobilística (manuais interativos), entre outros.

Você vai ver muita Realidade Aumentada por aí. Mesmo sendo usualmente nova aqui no Brasil, muitas possibilidades estão sendo estudadas e criadas. Depois do lançamento da Interface de Programação de Aplicativos (API) FLARToolkit, que foi desenvolvida por Saqoosha, muitos desenvolvedores já estão estudando maneiras de implementação da Realidade Aumentada. Quanto mais pessoas empenhadas em desenvolver aplicações desse tipo, mais novidades estarão a nossa disposição.

Abaixo um vídeo do Olhar digital sobre Realidade aumentada:

 

Add Comment