Search

Como descobrir o MAC address de uma placa de rede?

Em um computador, Media Access Control (endereço MAC) é um identificador exclusivo que acompanha os adaptadores de rede. Trata-se de um número que age como um identificador para um determinado adaptador de rede, como o chassis para um carro. A utilidade de se saber o MAC de uma placa é por exemplo em um roteador sem fio liberar o acesso apenas para computadores que possuam determinados MAcs, tornando assim sua rede sem fio mais segura. No entanto, é possível alterar o endereço MAC sobre a maioria dos hardwares de hoje.

Como descobrir o MAC address da minha placa de rede?

1. Clique em Iniciar e, em seguida, clique em Executar. Na caixa de texto, digite CMD. Clique em OK.

2. Na janela do DOS, digite o seguinte sem as aspas: “ipconfig/all“ e pressione Enter.

Você verá um monte de coisas que talvez não faça sentido! Basicamente, este comando informa todas as informações para qualquer placa de rede em seu sistema, incluindo a rede wired adaptador, adaptador Bluetooth, o adaptador sem fio. Então você tem que olhar na placa específica que você precisa, porque cada adaptador terá seu próprio endereço MAC.

O endereço MAC é geralmente o último item na lista para cada adaptador e ele é chamado Endereç Físico. Você verá um conjunto de pares de números e letras separados por um traço, no caso acima o MAC da placa de rede é: 00-1F-C6-A9-65-9E. Outra maneira de descobrir o MAc de sua placa é abrir o gabinete, e olhar na placa, muitas vezes esse endereço é informado nela (em uma etiqueta).



É formado como Técnico em Informática, possui graduação como Gestor em TI e pós graduação em Metodologia do Ensino na Educação Superior, trabalha atualmente com Suporte Técnico Educacional, mantém o blog como forma de organizar suas idéias.


4 thoughts on “Como descobrir o MAC address de uma placa de rede?

    1. Sérgio Post author

      Funciona sim, só não gosto desse comando quando o pc possui 2 ou mais placas de rede, pois ele não mostra a descrição do dispositivo como o comando ipconfig /all, facilitando assim a identificação de qual placa o MAC pertence.

      Reply
  1. Brazooka

    Olá Sérgio firmeza?
    Boa Noite!

    Tenho uma dúvida espero que você possa me ajudar , o endereço MAC ele tem controle total do fornecimento de sinal apenas ás placas que estiverem cadastradas no router certo, se eu estiver errado me corrija por favor. Então a dúvida é a seguinte existe a possibilidade de eu limitar o acesso por endereço MAC , mas liberar acesso de sinal de internet só informando o endereço da placa wireless e o “pc- cliente” ou receptor do sinal conectar somente com esta configuração , digo sem precisar fornecer a senha. Para você entender melhor existe a possibilidade de liberar acesso aberto MAC pré- definino a placa sem necessidade da senha ou seja , somente com o endereço MAC Cadastrado ja liberaria acesso somente aquele determinada máquina, seria por exemplo o endereço MAC que liberaria (o pc que estivesse conectado estaria recebendo o sinal aberto ja ).
    É que assim eu não precisaria fornecer a senha de proteção do sinal wireless para liberar o acesso entende, ai a senha de controle de sinal wireless fica gravada no pc da pessoa e eu vou ter que ficar mudando entende?

    Ah!! ia quase me esquecendo tenho outra dúvida também sobre a liberação de banda limitada “Bandwitch Control” para não ter o risco dos downloads pesados tirar a velô de todos os pcs que compartilham a rede. É o seguinte tenho 1 MB de velocidade no speedy que andei vendo na net é equivalente a 1024 Kbps upload medi deu 250 kb.

    Queria saber como eu poderia estar dividindo desta forma limitar tais endereços ip de uma maneira que cada um use por exemplo 3 clientes, quero que cada um tenha limite de uso de 20 kbps e o que sobrar pra mim.

    Queria saber se pra eu ter a sobra da banda eu preciso esgotar a banda definindo por valores manualmente no Bandwitch control ?

    Ou se eu não definir os valores manualmente determinando o meu limite não estarei recebendo a sobra da banda que ficou?

    Reply
    1. Sérgio Post author

      OLá, sim é possível restringir o acesso ao sinal de internet pelo MAC, contudo não é aconselhável fazer só isso pois é possível burlar esse tipo de segurança “clonando” o MAC de um pc. Quanto a restrição da velocidade, como no caso do MAC, vc deverá ver se seu dispositivo possui essa opção.

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *