Search
cabo submarino

Cabo de interconexão Brasil-África-Europa

Hoje boa parte da transmissão de dados entre os países é feita através de cabos submarinos.O Brasil planeja a construção de um novo cabo submarino para tráfego de dados até a Europa e a África, cruzando o Atlântico. Hoje, mais de 90% da conexão de internet no país passa pelos Estados Unidos, e escapar dessa dependência é o objetivo do governo. A estratégia será construir o cabo para a Copa de 2014, como fez a África do Sul quando sediou o mundial de futebol em 2010, com um cabo que percorre toda a costa oeste do continente até Portugal.

O projeto do novo cabo brasileiro prevê a sua saída de Natal (RN) até Fernando de Noronha, de lá até Cabo Verde, para se unir à estrutura construída pela África do Sul, que vai até Portugal. Representantes de Angola também já manifestaram ao ministro das Comunicações interesse em interconexão direta.

Com essa nova porta de saída e entrada de dados, técnicos do governo apostam em ganhos de velocidade e barateamento do custo da internet no Brasil. Foi assim na África do Sul, onde investimento da ordem de US$ 700 milhões geraram ganhos de velocidade e preços mais baixos de internet (não custa sonhar).



É formado como Técnico em Informática, possui graduação como Gestor em TI e pós graduação em Metodologia do Ensino na Educação Superior, trabalha atualmente com Suporte Técnico Educacional, mantém o blog como forma de organizar suas idéias.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *