Search
img everest2

Aquecimento de Processador como evitar ou resolver

O aquecimento do computador é algo que deve se preocupar muito.

Dentro do processador, o funcionamento dos transistores naturalmente causa aquecimento, que é proporcional à velocidade de operação. Processadores mais antigos, como os 386 não operavam a freqüências muito altas, e justamente por isso dispensavam qualquer refrigeração especial. Os processadores modernos porém operam a velocidades absurdas. Para refrigerar o processador é usado um cooler:

Como pode ser visto na imagem acima o Cooler é composto de um dissipador de calor (responsável por receber o calor do processador)e uma ventoinha que girando em torno de 3000 RPM joga o “ar frio” em cima do dissipador de calor.
O que pode acontecer é o acumulo de poeira entre a ventoinha e o dissipador de calor, evitando assim o resfriamento do processador, que poderá causar lentidão, resets e até a perda do processador. No Setup do computador é possível determinar em qual temperatura que o processador atingir ele irá desligar.
Para saber se o processador esta com uma temperatura maior do que deveria instale o programa Everest em sua máquina e através da opção Sensor verifique a temperatura dos componentes, para saber qual a temperatura máxima do processador visite o site do fabricante e informe o modelo. Veja o caso abaixo que aconteceu comigo:
Um dos computadores de casa apresentou lentidão e desligamento, conferindo a temperatura do mesmo através do Everest vejam o resultado obtido:
O Everest informou que o processador estava com 83ºC, de cara já deu para ver que estava acima do limite dele (no site do fabricante informava que o máximo era 67ºC), imediatamente o computador foi desligado e ao abrir o gabinete e averiguar o cooler vejam o estado do mesmo:
Digamos que esle estava um pouco sujo não?
Solução
Mais algumas horas de uso e com boa certeza esse processador teria queimado. Em casos como esse basta limpar o dissipador de calor e a ventoinha com um pano seco e se possível jogar um jato de ar, vejam a imagem do dissipador depois de limpo:
Um pouco melhor né.
E abaixo a quantidade de sujeira que foi retirada do mesmo:
Toda essa sujeira estava atrapalhando a refrigeração do processador, depois dessa limpeza vejam o novo teste no Everest:
Uma queda de 42ºC na temperatura, o suficiente para evitar a lentidão e os desligamentos que a máquina estava apresentando antes. Para evitar esse tipo de problema com a sujeira sempre é bom fazer uma manutenção preventiva nas máquinas, para evitar problemas futuros com perda de equipamento. Verifique também se o processador possui uma quantidade suficiente de pasta térmica para passar o calor para o dissipador.
Veja no vídeo abaixo a importância do Cooler:



É formado como Técnico em Informática, possui graduação como Gestor em TI e pós graduação em Metodologia do Ensino na Educação Superior, trabalha atualmente com Suporte Técnico Educacional, mantém o blog como forma de organizar suas idéias.


9 thoughts on “Aquecimento de Processador como evitar ou resolver

  1. waldir

    Pessoal por favor me ajudem,o meu processador esta esquentando muito ai eu dei uma limpeza no dissipador com um pano e um secador de cabelo,ai quando eu liguei o pc ele ficou muito lento e o processador está esquentando muito a 80c e a 90c oque eu faço.

    Por favor me aujudem

    Reply
    1. Sérgio Post author

      Além de limpar o cooler, você deverá verificar a pasta térmica, veja se ela esta seca e caso positivo limpe ela e coloque uma nova, outra coisa que deve ser verificada é se o cooler esta bem encaixado no processador, não deixe mau encaixado, veja esses detalhes e informe o resultado.

      Reply
      1. Waldir

        O manow o cooler está limpo,eu tb já troquei a pasta térmica,será que pode ser alguma coisa com o dissipador de calor ou com a fonte.
        Por favor me ajudem

        Reply
        1. Sérgio Post author

          Vc viu se o cooler (dissipador + ventoinha) estão bem encaixados no cpu? qualquer parte frouxa dele pode gerar esse aquecimento.

          Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *