Search
wordpress-logo

Instalação e configuração do WordPress – Virando um blogueiro | Parte 2

Continuando a seção “Virando um blogueiro“, irei mostrar como fazer a instalação e configuração do WordPress, é um processo bem simples, mas em todo caso veja os procedimentos abaixo.

 1. Faça o download do arquivo base em português no site WordPress.org, o arquivo terá por volta de 6MB;

2. Realize o upload desse arquivo em seu servidor de hospedagem, no meu caso eu irei usar como exemplo o modo local host, onde os arquivos ficam hospedados em um computador local;

3. Faça a descompactação do arquivo .zip e verifique se os arquivos descompactados estão no diretório raiz do servidor.

4. Crie um banco de dados vazio e guarde as informações referentes ao servidor, nome do banco de dados, usuário e senha.

5. Acesse o endereço do seu site e a tela abaixo irá surgir:

Clique em “Criar um Arquivo de Configuração”

6. Na tela seguinte, clique em “Vamos lá!”

7.  Informe na tela abaixo sobre o acesso ao banco de dados:

8. Clique no botão “Instalar”, da janela abaixo para que o WordPress seja instalado.

9. Preencha as informações necessárias da janela abaixo e prossiga com a instalação. Tenha atenção especial ao nome de usuário e senha, pois mais tarde essas informações serão usadas para acessar o painel de administração do blog.

10. Pronto o WordPress foi instalado e já pode ser acessado pelo seu endereço principal. Para acessar a área administrativa, use o link: www.seusite.com.br/wp-admin

11. Agora vamos configurar algumas coisas que eu considero essencial em um blog que utiliza o WordPress:

  • Acesse o seu painel de administração, no menu do lado esquerdo, clique na opção “Configurações”, defina as informações de fuso horário, data e hora, conforme sua necessidade.
  • No sub-menu de “Configurações”, clique em “Discussão”, aqui é importante definir para que “Um administrador sempre tem que aprovar o comentário”, assim irá evitar que engraçadinhos façam qualquer comentário.
  • No sub-menu “Links Permanentes”, defina para “Nome do Post”, assim suas postagens irão ficar com um link igual ao nome do post, favorecendo em muito a busca por palavras chaves.

Existem vários outros procedimentos que devem ser realizados em seu blog, eu recomendo o acesso ao sites:

Escola WordPress

Portal WordPress

Tudo para WordPress

Neles você irá encontrar muito conteúdo e tutoriais para personalizar seu blog



É formado como Técnico em Informática, possui graduação como Gestor em TI e pós graduação em Metodologia do Ensino na Educação Superior, trabalha atualmente com Suporte Técnico Educacional, mantém o blog como forma de organizar suas idéias.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *