Search

Personalizando a aparência do Ubuntu – A Saga de um Pinguim | Parte 2

Continuando a seção “A Saga de um Pinguim“. Na 1ª parte foi explicado como realizar a instalação do Ubuntu, hoje iremos ver como personalizar a aparência.

Inicie sua máquina com o Ubuntu instalado, informe sua senha e visualize a tela inicial do sistema:

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na versão 12.10 do Ubuntu e algumas outras anteriores a interface Unity é a padrão, ela não foi bem aceita pela comunidade que até então estava acostumada a usar a interface Gnome, como eu sou um deles, vamos aprender a como deixar o ubuntu com a interface Gnome. Clique no 1º ícone da barra lateral, na janela que abrir clique no ícone Terminal, será aberto uma tela preta, nela digite:

sudo apt-get install gnome-session-fallback

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aperte Enter, informe sua senha e concorde com todas as opções que surgir.

Agora será necessário encerrar a sessão atual, para isso clique no ícone de engrenagem que fica do lado direito superior e depois na opção “Encerrar sessão”. Na tela de login, clique no logo do Ubuntu que fica logo ao lado do seu nome, escolha a opção “Gnome Classic (No Effects)”, informe sua senha e veja a mudança realizada na interface.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ao invés da barra lateral esquerda, a interface Gnome fornece um menu na barra superior.

Agora vamos ver o procedimento para alterar o papel de parede da área de trabalho. Clique com o botão direito do mouse em qualquer local da área de trabalho e depois na opção de “Alterar plano de fundo”, na janela que surgir, escolha uma das imagens.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vamos alterar a resolução do monitor. Ainda nessa janela, clique em todas as configurações, que fica do lado esquerdo superior, clique no ícone Monitores e informe a resolução desejada de acordo com aquilo que seu monitor suporta.

Note que a área de trabalho está vazia, veja o procedimento para colocar alguns atalhos úteis. No menu Aplicativos (lado superior esquerdo) temos praticamente todos os programas instalados no computador, os mesmos estão organizados em categorias (Gráficos, Internet, Jogos, etc), no sub-menu Internet, é possível encontrar o navegador Firefox, deixe o botão esquerdo apertado sobre ele e arraste o mesmo para um local área de trabalho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Faça isso com todos os programas que deseja criar um atalho.

 

Por hoje é só, em breve vamos nos aprofundar nos principais usos do dia-a-dia.

 



É formado como Técnico em Informática, possui graduação como Gestor em TI e pós graduação em Metodologia do Ensino na Educação Superior, trabalha atualmente com Suporte Técnico Educacional, mantém o blog como forma de organizar suas idéias.


11 thoughts on “Personalizando a aparência do Ubuntu – A Saga de um Pinguim | Parte 2

  1. Alexandre

    Muito Obrigado por essa dica, com ela retorno ao Ubuntu.
    Não curti o Unity. Tentei várias distros, inclusive o Xubuntu, mas o Ubuntu atende melhor as minhas necessidades. Agora, respiro aliviado com a possibilidade de voltar a ter o ubuntu como era antes.
    Valeu mesmo!

    Reply
  2. Lucas

    Porque não dá para arrastar nenhum editor LibreOffice para a Área de Trabalho? O que posso fazer?

    Reply
    1. Sérgio Post author

      Tbm não consegui, e foi apenas com o LibreOffice. Oq eu faço e arrastar para a barra superior, do lado de Locais.

      Reply
  3. Ronnie

    Cara, funcionou, valeu pela dica, só não encontrei a opcao “sistema” na barra superior, que ficava depois da opção “locais”, ela quebrava um galho para muitas coisas da administração e preferencias. Vi que tem a opcao de “ferramentas do sistemas” em “aplicativos”, mas nao tem a maioria das opcoes que tinha na opcao “sistema”, sabe se tem um jeito de colocar essa opcao de volta

    Reply
  4. Julio Saraiva

    É isso ae, também não me agradei muito do Unity, Sou muito antes o Gnome original e agradeço pela dica.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *