Instalação e uso dos programas – A Saga de um Pinguim | Parte 3

Mais uma parte da seção “A Saga de um Pinguim”, hoje veremos como instalar e acessar os programas no Ubuntu.

Vamos conhecer alguns programas que já vem instalado com o Ubuntu, clique no menu Aplicativos (na parte superior esquerda), vá na opção Internet, nela temos alguns aplicativos como o navegador Firefox, o gerenciador de e-mails Thunderbird (similar ao Outlook), o Empathy Messenger (mensageiro instantâneo para MSN e redes sociais), o Transmission (para torrent), entre outros.

O Ubuntu já vem instalado com o LibreOffice (similar ao Office da Microsoft), nele temos programas que possuem as mesmas funções e compatibilidade com o do Windows, como o Writer (Word), Calc (Excel) e o Impress (PowerPoint). Eles ficam localizados no menu Aplicativos, na opção Escritório, lá é possível encontrar esses e outros programas.

 Para navegar na internet o Ubuntu conta com o navegador Firefox já instalado, pessoalmente eu prefiro o Chrome, vamos ver agora o processo de instalação do Chromium (versão livre do Chrome), para isso iremos acessar a “Central de Programas”, um local para instalar/desinstalar os programas no Ubuntu. Ela pode ser acessada pelo menu Aplicativos, opção “Central de programas do Ubuntu”.

No canto direito superior da janela, digite na caixa de busca a palavra Chromium, automaticamente serão listados os resultados, clique no resultado “Navegador de internet Chromium” e depois no botão “Instalar” que surgiu do lado direito do final da linha. Será necessário fornecer sua senha, aguarde o final da instalação. E acesse o Chromium pelo menu Aplicativos/Internet. Note que é praticamente o mesmo visual de sua versão para Windows.

Para mensagens instantâneas, usaremos o programa “Empathy Messenger”, seu uso é bem simples, basta adicionar uma nova conta (MSN, Facebook e outros), para já começar a se comunicar com seus contatos.

Em algumas ocasiões, poderá ser exibida uma janela sobre atualizações de segurança e programas, basta clicar no botão de “Instalar agora” e aguardar.

Como vimos, usar e instalar programas no Linux é tão fácil ou melhor quanto no Windows, basta se acostumar.

Add Comment