Como instalar o Ubuntu (Linux) – A Saga de um Pinguim | Parte 1

Para estrear a seção “A Saga de um Pinguim” eu irei começar com a instalação de uma das distribuições mais conhecidas do Linux, o Ubuntu.

Parte 1 – Tutorial de formatação Ubuntu (Linux)

O Ubuntu como praticamente todas as distribuições Linux, pode ser baixado de forma gratuita e fácil, no caso do Ubuntu ele pode ser baixado através do site da Comunidade Ubuntu Brasil, lá você poderá escolher entre a versão de 32 e 64 bits e se a forma de download será por download direto ou via torrent (para quem não possui uma internet rápida). A última versão lançada é a 12.10 (Quantal Quetzal) e possui 753 MB, devendo a mesma ser gravada em uma mídia de DVD, o arquivo é baixado no formato de imagem (.iso), por isso utilize a opção de gravar imagem em um disco no seu gravador de CD/DVD. Os requisitos mínimos para instalação são:

  • Processador: Pentium 4, 1GHz
  • Memória RAM: 768MB
  • Disco: 5GB

Abaixo o processo de instalação:

1 – Como na instalação de outros S.O, inicie o computador pelo CD de instalação do Ubuntu. Após o programa de instalação carregar os arquivos necessários, informa na tela abaixo o seu idioma de instalação e clique em “Instalar o Ubuntu”.

2 – Na tela abaixo veja se o computador possui os requisitos necessários e caso esteja conectado na internet, marque a opção “Baixar atualizações enquanto instala” e “Instalar esse programa de terceiro”.

 3 – Na tela seguinte, escolha se o tipo de instalação será “Apagar o disco e reinstalar o Ubuntu”, escolhida em casos onde o computador terá apenas o Ubuntu como S.O ou a opção “Opção Avançada”, onde poderão ser criadas partições e escolher em qual delas o Ubuntu será instalado. Recomendo o uso de um HD apenas para instalação do Ubuntu, evitando assim que se possa apagar de forma acidental as partições de outros sistemas operacionais.

4 – Nas telas seguintes informe sobre sua localização, teclado, nome do usuário, computador e senha:

 5 – Aguarde a instalação ser concluída:

 6 – O computador será reiniciado após a instalação ser concluída e o Ubuntu será inicializado, para acessar, informe sua senha que foi previamente cadastrada

Como podemos ver, o processo de instalação é bem simples e de um modo geral não requer muito conhecimento. Fique de olho no blog e aguarde mais uma parte de “A Saga de um Pinguim“.

One Response

  1. Gustavo Felipe nov 1, 2012

Add Comment