Search
1

Como identificar um dispositivo de hardware

Ao formatar um computador devemos ter atenção quanto aos drivers, pois a não instalação de um dos componentes deixará o mesmo sem uso e a instalação incorreta poderá causar alguns problemas, como algumas variações da tela azul. Abaixo eu explico como identificar um dispositivo de hardware, veja o procedimento:

Primeira acesse o “Gerenciador de Dispositivos” (aperte a tecla logotipo do Windows + Pause Break e depois clique em gerenciador de dispositivos). Como exemplo eu irei procurar pelo dispositivo de vídeo.

Nesse exemplo a placa de vídeo Nvidia Geforce 7300 já foi identificada e seu driver instalado. Quando um dispositivo não está identificado/instalado ele geralmente fica com o nome de dispositivo desconhecido e com um ícone amarelo, em todo caso, clique com o botão direito sobre o dispositivo que deseja identificar e depois em propriedades e na aba detalhes, em propriedades da aba detalhes selecione a opção de IDs de Hardware, será mostrada algumas informações semelhante com a de baixo:

PCI\VEN_10DE&DEV_01D3&SUBSYS_300119DA&REV_A1

A parte do texto marcada em azul é referente ao fabricante do dispositivo, a parte em vermelho é a identificação do dispositivo. Acesse o site PCI Database e informe a identificação do dispositivo no campo Device Search, em seguida clique no botão Search.

Observe que será exibido o nome do dispositivo e seu fabricante, com essas informações basta acessar o site do fabricante e baixar os drivers.

 



É formado como Técnico em Informática, possui graduação como Gestor em TI e pós graduação em Metodologia do Ensino na Educação Superior, trabalha atualmente com Suporte Técnico Educacional, mantém o blog como forma de organizar suas idéias.


One thought on “Como identificar um dispositivo de hardware

  1. GustavoGustavo Felipe

    E pra quem usa o Windows XP pode acessar essa área da mesma maneira, porém clicando na aba Hardware e depois em Gerenciador de dispositivos. Também pode acessa-la ( a área ) de outras duas formas ( isso serve para o Windows XP ). A primeira é indo até o Painel de Controle, clicando em Sistema e fazer o mesmo procedimento de Hardware, depois Gerenciador de dispositivos ou também usar o menu Iniciar com tema Estilo Windows XP e não o clássico. Nele você clica com o botão direito em Meu Computador, vai em Propriedades e faz o mesma prática das outras duas formas.

    Para deixar o menu Iniciar de forma não clássica, basta clica com o botão direito na barra de ferramentas, que fica em baixo da área de trabalho e ao lado do menu Iniciar, clicar em Propriedades e clicar na aba Menu ‘Iniciar’, lá você terá as duas opções de menus.

    Muito boa a dica do Sérgio, espero que façam bom proveito.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *