Impressora não imprime – Soluções

Um dos grandes problemas ao usar o computador é quando a impressora resolve que simplesmente não irá imprimir, veja abaixo as causas e soluções possíveis para os momentos que a sua impressora resolver não imprimir mais.

Causa 1: Impressora off-line
Seja por falta de energia, mau contato nos cabos ou até mesmo cabos desconectados fazem com que a impressora fique off-line e não esteja disponível para impressão.
Solução: verifique nos “Dispositivos e impressoras” (botão iniciar no Windows 7, painel de controle no Windows XP) se a sua impressora esta on ou off, caso esteja off-line, verifique os cabos e a energia.

Causa 2: Erro no spooler
O spooler é responsável por gerenciar os documentos que serão impressos, caso aconteça algum erro com ele, poderá ser necessário realizar algumas ações, pois possivelmente a fila de impressão irá travar e mesmo cancelando os documentos eles não somem.
Solução: podemos limpar o spooler através de comandos no prompt, de um arquivo .bat criado ou simplesmente através de um programa que automatiza a tarefa. Um outro procedimento relacionado ao spooler e com bons resultados é esse abaixo:

Digite services.msc no executar e janela que abrir procure pelo serviço (Spooler de Impressão), clique com o botão direito sobre ele depois na opção “Parar”. Abra sua impressora no painel de controle ou nos dispositivos e impressoras e cancele todos os documentos da fila de impressão. Volte a tela de serviços e mande iniciar o serviço de Spooler de Impressão.

Causa 3: driver desatualizado
Muitos problemas são causados por problemas no driver.
Solução: atualize ele com a versão mais recente do driver fornecido pelo fabricante.

Causa 4: folha sai em branco ou não imprime determinada cor.
Em alguns momentos esse tipo de problema poderá ocorrer.
Solução: verifique se os cartuchos/tonners estão ok.

Como podemos ver, existem alguns problemas que podem ocasionar uma falha na impressão, fique atento aos avisos e tente resolver o problema com as soluções apontadas acima.

One Response

  1. Joe Maurinho maio 16, 2013

Add Comment