Como resolver o Erro c000021a – Tela Azul

Uma Tela Azul que não é tão comum, mas pode aparecer no computador é a do Erro c000021a que ao iniciar o sistema operacional é exibida na tela de login com a seguinte informação:

Nota: se você teve problema de tela azul/computador reinicando sozinho após a atualização do Windows 7, veja aqui como resolver

STOP: c000021a (Erro fatal do sistema)
O processo de sistema Processo de início de sessão do Windows foi concluído de forma inesperada com um estado de 0xc0000005 (0x0000000 0x00000000). O sistema foi desligado.

ou 

STOP: c000021a (Fatal System Error)
The Windows Logon Process System process terminated unexpectedly with a status of 0xc0000005 (0x0000000 0x00000000). The system has been shut down.

Esse erro é ocasionado geralmente devido a falha na instalação de algum software, vejamos abaixo algumas 3 soluções possíveis:

1 – Reparar o sistema

2 – Formatar o sistema (apenas como última solução)

3 – Cópia de arquivos de um outro computador:

Para isso você vai precisar de um outro Windows funcionando em outro computador que possua a mesma versão que a do computador com problemas, um pendrive (ou cd) e um método de boot alternativo (cd do Windows, Linux, etc).

 

Com computador que está funcionando vá até a pasta

C:windows\system32

Procure os arquivos abaixo e faça uma cópia para o pendrive: ou faça o download deles pelo link: 32 bits ou 64 bits

asycfilt.dll
atl.dll
comcat.dll
mfc42.dll
msvp60.dll
msvcrt.dll
oleaut32.dll
olepro32.dll
stdole.tlb (em alguns casos pode ser o  stdole2.tlb)

Agora copie estes arquivos para o diretório system32 do computador que está com problema.

Você não vai conseguir fazer isso com o Windows funcionando – nem em modo de segurança, pois alguns dos arquivos listados estão sendo usados.

Reiniciei o computador com o pendrive com os dll´s conectado e com o CD do Windows no drive (boot pelo CD), depois de carregar os arquivos do CD você tem a opção de Reparar o Windows, apertando R no teclado.

Feito isso você irá para a linha de comando do DOS, na pasta

C:windows

Procure o seu pendrive, possivelmente será o drive d: ou e: (para isso digite d: e tecle enter ou e: e tecle enter)

Digite DIR para listar os arquivos,  e veja se os arquivos que você copiou estão listados. Copie todos os arquivos do pendrive para a pasta C:windows\system32 e substitua os arquivos existentes.

Para copiar os arquivos utilize o comando copy, exemplo:

copy atl.dll c:windows\system32

Depois de fazer isso reiniciei o computador normalmente e o Windows será iniciado normalmente.

Veja outros problemas ocasionados pela Tela Azul e como resolver eles.

 

16 Comments

  1. rosesilva jun 10, 2012
    • Sérgio jun 10, 2012
  2. jhone set 5, 2012
  3. William Francisco set 19, 2012
    • Sérgio set 20, 2012
  4. Ricardo abr 10, 2013
    • Sérgio abr 10, 2013
  5. Monike abr 11, 2013
  6. André abr 11, 2013
  7. Ricardo abr 15, 2013
  8. Isabela M abr 24, 2013
    • Sérgio maio 1, 2013

Add Comment