Search

Recuva – Recupere arquivos apagados

Não há nada mais desesperador do que perder arquivos, caso isso aconteça o jeito é recorrer a uma cópia de segurança, ainda não faz isso? Comece agora mesmo. Para os que ainda não seguem o procedimento de backup dos dados o jeito é usar um programa como o Recuva para recuperar os arquivos apagados.

Quando apagamos um arquivo, o sistema operacional não apaga ele do HD, simplesmente trata o local onde o arquivo estava como vago, assim quando houver gravação de dados, aquele local estará disponível, por isso se você apagar algum arquivo por engano, use o procedimento abaixo de forma imediata.

O uso do programa é bem simples, ele possui um assistente onde abaixo eu irei usar um exemplo de recuperação de arquivo apagado.

1. Na 1º janela clique em avançar:

2. Nessa janela escolha o tipo de arquivo que será recuperado, caso não tenha essa informação, selecione outros e clique em avançar.

3. Informe o local onde o arquivo estava antes de ser apagado, caso não saiba o local, selecione “Não tenho certeza”, com isso o processe irá demorar por mais tempo, clique em avançar.

4. Nessa janela mostra que o assistente foi concluído e que será iniciado a procura dos dados, caso não consiga o resultado desejado, selecione “Habilitar a verificação profunda”, clique em avançar.

5. Aguarde até a verificação ser concluída.

6. Selecione os arquivos que deseja recuperar e clique em avançar. Escolha o local onde os arquivos recuperados serão guardados e pronto!



É formado como Técnico em Informática, possui graduação como Gestor em TI e pós graduação em Metodologia do Ensino na Educação Superior, trabalha atualmente com Suporte Técnico Educacional, mantém o blog como forma de organizar suas idéias.


6 thoughts on “Recuva – Recupere arquivos apagados

  1. Paulo Henrique

    desculpe incomodar vou fugir um pouco do asunto, mas precisso de ajuda meu drive da placa de video que é o ultimo que saiu esta piscando a tela quando assisto algum video e fala “drive de video versão 295.73 parou de responder e se recuperou com exito” por favor me ajude!!!!

    Reply
  2. Vagner Silva

    Bom dia! Utilizei o RECUVA e consegui encontrar alguns arquivos que acredito serem os que eu procurava, mas eles estão com uma extensão .REC e .DEC. Ainda não consegui abri-los, mesmo procurando softwares de auxílio. Também tenho que usar o próprio RECUVA para abrir estes arquivos?
    Obrigado! Vagner

    Reply
    1. Sérgio Post author

      Se o programa conseguiu recuperar, não seria necessário mais nada, o arquivo deveria vir na extensão original, essas extensões que vc passou não são de arquivos comuns, vc já tentou alterar as extensões?

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *