O melhor antivírus do mundo, use você também!

Uma das perguntas mais comuns que meus clientes e alunos fazem é em relação a qual antivírus é a melhor opção de uso. Essa é uma pergunta de fácil resposta, pois todo profissional que trabalha na área de informática, sabe qual é, vamos a ela:

Muito bem, antes de tudo quero deixar claro que não irei fazer propaganda ou recomendação de qualquer produto, pois nenhum deles é o melhor antivírus, como assim?

Isso mesmo, o melhor antivírus do mundo é o próprio usuário (desde que bem informado), de nada irá adiantar você usar ferramentas de proteção que possuem um alto conceito pelo mercado, mas não ter certos cuidados ao usar o computador, veja abaixo dicas para tornar você o melhor antivírus do mundo para o seu computador:

1º Uso de Pen Drive

Hoje em dia é bem comum o uso de pen drives para transportar informações de um computador para outro, contudo, como o disquete antigamente, o pen drive hoje é uma da maiores fontes de disseminação de pragas virtuais. Você não precisa deixar de usar um deles para tornar o seu computador mais seguro, mas tomando algumas precauções é possível evitar algumas dores de cabeça. A principal ação que deve ser tomada é evitar usar o pen drive de outras pessoas em seu computador e também usar o seu em outros computadores, pois é bem possível que ela seja contaminado com várias pragas, se o uso do pen drive for inevitável, o melhor é realizar algumas ações antes de colocar no seu computador, uma delas é além de um antivírus, possuir um programa como o Panda USB Vaccine, que desabilita o Autorun do computador e mídias removíveis, o Autorun é responsável por executar automaticamente pen drives/dvd e outras mídias removíveis, desabilitando essa função do Windows você irá evitar alguns problemas. Algo que eu faço particularmente é colocar um pen drive que usei em outro local na minha máquina que possui o Linux, pois além do sistema ser mais seguro que o Windows, os vírus que o Windows possui não irão afetar o Linux, o mais interessante é que eu consigo enxergar os vírus no pen drive e apagar, mesmo aqueles que o Windows não conseguia encontrar, só depois disso é que eu coloco na minha máquina Windows.

2º E-mails, links e sites

Muitos problemas poderiam ser evitados caso o usuário tomasse mais cuidado ao acessar sites e com os e-mails que recebe. Muitos golpes e contaminações de pragas virtuais são causadas pelo descuido do usuário em clicar em qualquer link que recebe pelo seu e-mail, por falta de  informação e com a criatividade dos golpistas, spammers e afins. Os maiores erros do usuário ´acreditar em tudo o que recebe pelo e-mail, tais como, “Seu CPF esta com restrição de crédito, regularize”, “A justiça esta intimando você para comparecer…”, “Você foi o ganhador do prêmio tal”, “Suas fotos comprometedoras foram publicadas”, “Alguém quer namorar com você”, “Seu banco pede para trocar sua senha” e por ai vai, o que eu tenho a dizer é para não sair clicando em qualquer link , por mais verdadeiro que ele pareça, pois hoje em dia é fácil clonar páginas e informações. Cuidado com os anexos, mesmo aqueles enviados por pessoas que você conhece, os crackers utilizam de muitas técnicas para camuflar vírus em arquivos.

3º Mensageiros e redes sociais

Um outro cuidado que deve ser tomado é com os mensageiros instantâneos (MSN, Google Talk e outros), é comum que o computador infectado de um amigo envie mensagens para a sua lista de contato com links e arquivos para serem baixados, antes de sair clicando nesses links e abrindo esses arquivos, pergunte para quem enviou se é seguro e se foi ela quem enviou. O mesmo vale para as redes sociais, as pessoas não medem os riscos ao clicar em links desconhecidos.

4ª Instalação de programas

Normalmente quando você pede para alguém formatar seu computador ela coloca todos os programas que serão necessários para o uso do mesmo, contudo o usuário pode sentir a necessidade de instalar alguma outro programa, isso é possível mas algumas medidas devem ser tomadas antes dessa operação. Primeiramente ache uma fonte confiável do programa, o ideal seria comprar o mesmo, pois ai teríamos certeza de que seria seguro, mas como você leitor deve fazer parte da grande maioria que usa programas piratas, antes de fazer download de qualquer lugar, veja os comentários de outras pessoas que realizaram o download desse arquivo, mesmo assim realize a operação de instalação com atenção.

5ª Compartilhadores de arquivos

É bem comum as pessoas realizarem o download de músicas e filmes, sendo que a maioria utiliza programas de compartilhamento de arquivos como o Emule e o Ares, ao realizar o download de arquivos dessa forma tome cuidado principalmente em relação a extensão do arquivo sendo baixado, caso esteja baixando músicas, na maior parte das vezes o arquivo terá a extensão .mp3 e nunca .exe ou .bat.

Tomar os cuidados necessários para deixar seu computador seguro nunca é demais e evitará problemas de roubo de senhas, lentidão e erros do sistema, caso seu computador esteja infectado com algum tipo de praga virtual, veja aqui algumas medidas para combater isso.

 

3 Comments

  1. Asafe Fritz maio 12, 2013

Add Comment