Search
dissipador_sujo

Lentidão no PC? Saiba como resolver

Um dos maiores problemas que os computadores apresentam, é a lentidão, tanto durante a inicialização como durante o uso, esse problema pode ser relacionado ao hardware ou ao software, veja abaixo como resolver.

Hardware

Quando o problema é relacionado ao hardware, pode estar relacionado ao superaquecimento (uma das maiores causas de lentidão), o aquecimento em excesso mais comum é o do processador, que é causado por problemas como, cooler sujo, falta de pasta térmica (ou seca) entre o processador/cooler, cooler mau encaixado e um fluxo de ar inadequado no gabinete. Nesses casos é necessário agir com urgência pois além da lentidão, seu processador poderá ser danificado ou até mesmo ser queimado. Para diagnosticar se a lentidão esta ligada ao aquecimento do hardware, use um programa de diagnóstico de hardware e verifique a temperatura dos componentes, principalmente do processador, consulte o site do fabricante e se informe sobre qual é a temperatura máxima que o processador suporte, caso ele esteja com uma temperatura acima do permitido, será necessário realizar uma limpeza, colocação de nova pasta térmica e encaixe adequado do cooler.

Outro problema de lentidão ligado ao hardware pode estar relacionado aos pentes de memória ram, eles podem estar danificados, para verificar esse tipo de erro use um programa como o Memtest que verifica erros na memória ram.

Outro componente que pode causar lentidão, é o HD, para verificar erros nele use um programa como o HDtune, que irá verificar o estado do mesmo.


É importante lembrar que o hardware possui um desgaste com o passar do tempo, uma hora ele terá que ser substituído, principalmente com o lançamento de programas que exigem mais poder de processamento.

Software

Quando o problema de lentidão é ligado ao software muito dos problemas são ligados a pragas virtuais (vírus, spyware, etc) e programas instalados em excesso. Quando o problema são as pragas virtuais o procedimento é verificar o estado do antivírus, se não esta expirado e com as atualizações mais recentes, rode algumas aplicações além do antivírus para remover eles, eu recomendo o uso do Malwarebytes e do Spyware Terminator, outro procedimento é verificar os processos que rodam com o sistema (no gerenciador de tarefas), pois muitas pragas criam processos quando infectam um pc, através da identificação dos processos fica fácil a identificação de pragas.

Quando o problema esta ligado ao excesso de programas instalados, o ideal é rodar alguma ferramenta de limpeza, como o Ccleaner, que irá eliminar o “lixo” do seu computador e limpar o registro do Windows. O ideal é deixar apenas o antivírus e outros programas essenciais para iniciar junto ao sistema, isso irá deixar a inicialização mais rápida.

Outro problema ligado a lentidão é o driver de vídeo, que quando ausente ou com problemas, apresenta uma lentidão aparente na tela, para isso o ideal é deixar a placa de vídeo com o driver mais recente.

Algo que muitos usuários não fazem é a desfragmentação de disco, muito importante para deixar os dados organizados no HD, facilitando o acesso a informação.

Como podemos ver, a lentidão pode ser causada por vários fatores, o importante é saber como identificar e corrigir o problema.



É formado como Técnico em Informática, possui graduação como Gestor em TI e pós graduação em Metodologia do Ensino na Educação Superior, trabalha atualmente com Suporte Técnico Educacional, mantém o blog como forma de organizar suas idéias.


8 thoughts on “Lentidão no PC? Saiba como resolver

  1. Nilton Geraldo

    Professor parabens pelo site. Visito constantemente e tem me ajudado muito. Diferente de outros sites que trazerm muitas materias que não são importantes ou uteis para o dia a dia o seu é muito focado nisto. Parabens continue.

    Reply
  2. fernando

    Ótimo! Esse já é o 3º post que vejo essa semana sobre como matar um técnico de informática de fome! Muito obrigado, assim tomo vergonha na cara e volto a estudar. Eu tinha uma profissão…tinha….

    Reply
    1. Sérgio Post author

      Olá, na internet temos várias informações que supostamente matariam um “técnico de fome”, contudo eu mesmo sempre tenho trabalho e encontro pessoas que reclamam da má qualidade dos serviços. Volte sempre.

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *