DNS, ou Domain Name System (sistema de nomes de domínios),  nada mais é do que um sistema de gerenciamento de nomes de domínios, que “traduz” e consultam os “endereços” que você digita em seu navegador para o endereço “numérico” real dos sites na internet, o qual na verdade é o endereço IP, sendo assim você pode digitar o endereço do site ao invés de decorar sequência de números “sem sentido”. Toda conexão com a internet terá seu servidor DNS, provavelmente a sua é da empresa que oferece a conexão, mas é possível alterar o seu DNS caso necessário. Hoje irei explicar como bloquear acesso a sites usando o DNS.

Para realizar esse bloqueio será usado o OpenDNS, que é um alternativa gratuita, aberta, segura e redudante, possui um excelente serviço se comparado a vários outros servidores DNS, inclusive esse que você esta usando no momento.

Usando o OpenDNS é possível bloquear acesso a sites de uma determinada categoria, como por exemplo, sexo, violência, humor e várias outras, ou também determinar quais sites de forma específica serão bloqueados. Primeiramente será necessário criar uma conta no OpenDNS, feito isso, na página inicial cliquem em Home, que fica na página inicial, vocÊ poderá ler sobre todas as proteções que são adquiridas ao usar o OpenDNS, clique em Sign Up (um botão laranja, bem discreto). Você terá 3 opções para alterar o DNS da sua conexão, no computador, roteador ou no servidor, escolha conforme a sua necessidade, normalmente será a 1º opção, de acordo com o caso. Escolha seu sistema operacional e siga os procedimentos para alterar o DNS da sua conexão. No final da página, após alterar o DNS, clique em Next, ao carregar a página clique em OpenDNS Dashboard.

Agora chegou o momento onde será definido o bloqueio, automaticamente o sistema irá capturar o ip do computador/conexão que esta sendo no momento, se estiver correto basta clicar no botão “Add this Network” abrirá uma janela onde você deverá definir um nome para o computador, para fins de identificação. Caso o seu computador/conexão use Ip dinâmico (e é bem possível), informe isso checando a caixa logo abaixo e use o software que eles recomendam “OpenDNS Updater for Windows” ou o “DNS O Matic”, esse tipo de software é necessário pois quando uma conexão usa IP dinâmico, o endereço IP do computador estará sempre diferente.

Logo abaixo o nome do computador adicionado será exibido em Your Networks, clique no endereço IP dele e escolha o nível de filtro, quanto maior o nível mais sites impróprios serão bloqueados. Abaixo você tem a opção de bloquear/desbloquear determinado sites conforme sua necessidade.

O serviço ainda possui estatísticas de acesso e bloqueio, para manter você informado sobre os acessos realizados pelo computador bloqueado. Caso o computador bloqueado tente acessar um site da categoria bloqueada, como o Porn Tube que é da categoria de sexo, veja abaixo a tela que será exibida:

Realizando esses procedimentos sua rede ficará bem mais segura, evitará os acessos indesejados e sua empresa ganhará um rendimento muito maior em relação ao trabalhador ocioso.