5 dicas para proteger sua rede sem fio

O motivo para proteger uma rede wireless é impedir o acesso das pessoas que não tem permissão de utilizar os serviços da nossa rede. É mais difícil proteger uma rede sem fio de crackers, em comparação a uma rede clássica com fio. Isto é devido ao fato de que uma rede sem fio pode ser acessada em qualquer lugar dentro do alcance de sua antena.

A fim de proteger uma rede sem fio de crackers, devemos tomar medidas adequadas para manter nossa rede com segurança. Se você não proteger uma rede sem fio de crackers, você pode acabar sem seu serviço, ou algo pior. A consequência pode também incluir a utilização da nossa rede para outros fins, como invasão e envio de spam. Para proteger uma rede sem fio, você deve seguir essas dicas simples:

1. Colocação estratégica da antena:

A primeira coisa que você precisa fazer é posicionar a antena do ponto de acesso em um lugar que restringe o leque de seu sinal para ir mais longe do que a área requerida. Você não deve colocar a antena perto de uma janela porque o vidro não obstrui seus sinais. Coloque-a em uma local central do edifício, de forma que apenas as pessoas dentro do edifício recebam o sinal, evitando que o mesmo seja recebido por alguém de fora.

 2. Use WAP:

É uma técnica habitual para criptografar o tráfego em uma rede sem fio. Você nunca deve ignorar o momento de decidir qual tipo de proteção sua rede terá, pois sem proteção será possível obter acesso instantâneo ao tráfego através de uma rede sem fio.

3. Desabilitar o DHCP:

Ao fazer isso, os invasores terão que identificar os parâmetros TCP / IP, máscara de sub-rede, bem como o endereço IP, a fim de invadir sua rede sem fio.

 4. Utilizar listas de acesso:

Para uma segurança adicional de sua rede sem fio, e se o seu ponto de acesso suportar esse recurso, utilize uma lista de acesso. Uma lista de acesso nos permite determinar com precisão quais as máquinas serão permitidas na rede sem fio. Dependendo do aparelho que emite a rede sem fio, será possível restringir o acesso por nome da máquina, endereço ip e até mesmo o Mac address da placa de rede.

 5. Ações por parte do usuário

Boa parte das invasões em uma rede é devido a ações do usuário, por isso fique atento a alguns detalhes. Nunca passe a senha da sua rede sem fio para outra pessoa, caso isso seja necessário por algum motivo, altere a mesma logo que possível, evite deixar pastas e arquivos compartilhados na rede e monitore sempre quais computadores estão conectados em sua rede.

Seguindo essas dicas você terá uma segurança maior na sua rede sem fio.

Add Comment