10 passos para tornar a sua empresa eco-friendly

Quer tornar o seu ambiente de trabalho mais eco-friendly e não sabe por onde começar? Seus problemas acabaram. Seguindo a essas dez dicas, é possível mudar os hábitos do seu local de trabalho e a sua relação com seus empregados e clientes sem precisar fazer grandes sacrifícios. Não importa o tamanho da sua empresa, basta querer fazer a sua parte.

7 passos simples:

1. Instale um Software para economizar na impressão

Uma parte significativa dos custos de uma empresa parte das impressoras espalhadas por todo o escritório. Páginas da internet, emails e muitos outros documentos acabam gastando muito papel, energia e tinta, na maioria das vezes, desnecessariamente. Para resolver esse problema, adote um sistema de gerenciamento de impressão. Os softwares são fáceis de instalar e você pode encontrar alguns gratuitos disponíveis na internet.

2. Utilize os equipamentos de forma consciente e eficiente

Não adianta deixa em stand-by, os equipamentos eletrônicos gastam energia mesmo quando estão aparentemente desligados. Por isso, se não estiver usando, desligue-os por completo. Também é comum encontrar pessoas que deixam os estabilizadores e até computadores inteiros ligados quando acaba o expediente. Que tal mandar um email coletivo estimulando a todos a conferirem se desligaram tudo antes de ir embora?

3. Torne seus cartões de visita mais “verdes”

Cartões de visita são parte importante do marketing da sua empresa. Mas você já pensou em quanto se gasta com papel, tinta e energia para produzir aqueles cartõezinhos? Pois uma boa forma de ajudar o meio ambiente e ainda melhorar a imagem da sua empresa é tornando-os mais eco-friendly. Existem diversas formas de fazer isso. Desde trocar os papéis comuns por papéis reciclados a utilizar tintas a base de soja. Vale a criatividade.

4. Melhora a sala de descanso

As salas de descanso são os lugares mais prováveis para encontrar desperdícios e mau uso de diversos materiais, como papéis e copos plásticos. Pois saiba que você pode economizar dinheiro, evitar o desperdício e ajudar a melhorar o planeta tomando medidas simples.

Uma delas é convencer seus colegas a trocarem os copos plásticos por canecas, que podem ser usadas todos os dias. Outra é dispensar as máquinas de lanches, cafés e afins. Elas gastam muita energia e acabam gerando mais sujeira como garrafas plásticas e saquinhos de salgadinhos. No lugar delas, que tal uma cesta com lanches mais saudáveis, como os orgânicos, e um pequeno refrigerador (com o selo Procel) para guardar as bebidas e alimentos gelados?

5. Dê um fim nas máquinas de fax

Fax é, sem duvidas, coisa do século passado. Hoje em dia existem programas e equipamentos excelentes, prontos para deixar essas maquininhas completamente obsoletas. Scanners, emails e softwares para conversão de arquivos em PDF são algumas das ferramentas que podem fazer cópias precisas de documentos para clientes de qualquer parte do mundo em tempo recorde. Menos impressão, menos tinta, menos papel, menos dinheiro gasto.

6. Não troque, aprimore!

Tente manter os seus equipamentos de escritório em uso durante o máximo de tempo possível. Essa é uma das melhores formas de economizar dinheiro e ainda reduzir o volume de lixo que chega todos os dias nos lixões. Mas você não precisa sacrificar um bom desempenho para economizar cartucho de impressora. Tente fazer upgrades em suas máquinas, é mais fácil, rápido, barato, simples e eco-friendly do que simplesmente jogá-las fora e comprar outra.

7. Pense verde quando for trocar os móveis e suprimentos

Se for necessário trocar os móveis ou algum outro material do seu escritório, tente fazê-lo da forma mais sustentável possível. Procure peças feitas com materiais reciclados, madeiras certificadas ou materiais que causem baixo impacto.

Se você já conquistou essas pequenas (mas importantes) vitórias e já quer alçar voos maiores, fique atento a esses três grandes passos:

1. Torne seu website mais verde

Se você estiver preparado para investir um pouco mais em reduzir suas emissões de carbono, uma boa idéia é criar um website sustentável. Use artifícios como sites de hospedagem e servidores eco-friendly, técnicas de design com eficiência energética, além de inúmeras outras formas de reduzir seus impactos ambientais na gestão do seu website.

2. Neutralize as emissões de carbono da sua empresa

Já existem diversas organizações onde é possível medir suas emissões, tanto individualmente como de forma macro. Procure saber quanto sua empresa emite durante suas atividades diárias e quantas árvores seriam necessárias para neutralizar todo esse carbono lançado na atmosfera. Faz bem ao meio ambiente e à imagem da sua empresa.

3. Ofereça à sua equipe a opção de trabalho em Telecommuting

Esse conceito redefine o tradicional entendimento sobre o espaço de trabalho. Nela, se determina regras para se trabalhar em casa em dias específicos da semana e, nos demais dias, trabalhar no escritório. O local de trabalho pode ser a casa ou, temporariamente por motivo de viagem, outros escritórios.

Atualmente, as organizações estão se focando em novos valores, tais como, inovações, satisfação, responsabilidades, resultados e ambiente de trabalho familiar. A alternativa do telecommuting complementa esses princípios e oferece flexibilidade aos patrões e empregados. Além disso, ao trabalhar em casa você evita o deslocamento e poupa a atmosfera de toneladas de dióxidos de carbono.

Fonte: Portal EcoD

One Response

  1. Carlos set 12, 2017

Add Comment