Search
daemon_tools_destaque

Emulando imagem de CD/DVD com Daemon Tools.

Em outra ocasião eu expliquei como gravar imagens .iso em um CD/DVD usando o Nero, hoje eu irei explicar como emular essas imagens de CD/DVD em seu computador.

Vantagens na emulação de Imagens

Hoje em dia é comum vários notebooks que não possuem drives de CD ou DVD. Uma ferramenta que antes era obrigatório, hoje em dia passou a ser secundária devido as pendrives, cartões de memória e HDs externos com capacidades cada vez maiores. Contudo jogos, filmes e programas ainda são distribuídos como CD/DVD, para executar o conteúdo desses CDs/DVDs existem várias aplicações que emulam drives de CD e DVD. Mesmo tendo drive de CD/DVD eu prefiro guardar algumas informações no formato .iso, um dos mais utilizados quando se trata de imagem de CD/DVD, faço isso pois alguns jogos e programas pedem para inserir o CD/DVD durante a execução do conteúdo, emulando a imagem ao invés de inserir o disco, eu estarei economizando energia e minha unidade de CD/DVD terá uma vida útil maior, isso sem contar que não fará o tradicional barulho da mídia girando

Tutorial de como emular imagem de CD/DVD

1. Para emular uma imagem de CD/DVD primeiramente é necessário o software que será responsável pela emulação, um dos mais utilizados é o Daemon Tools, faça o download dele e instale.

2. Após instalar, abra o programa. Ele pode ser acessado rapidamente na área de notificação do seu computador, como na imagem abaixo:

3. Ao acessar o programa ele irá exibir uma tela onde são informadas as unidades virtuais e imagens de CD/DVD utilizadas, se for a primeira vez que você acessa o programa, ele irá exibir apenas uma unidade virtual, que é criada por padrão, na imagem abaixo foi criada a unidade H:.

4. É necessário adicionar o arquivo de imagem que você deseja emular, para isso, clique no primeiro botão “Adicionar arquivo” e localize o arquivo da imagem no seu computador, no exemplo da imagem abaixo foi localizado a imagem do jogo Alexandre (note a extensão .iso).

5. Note que a imagem do jogo foi adicionada ao catálogo de imagens:

6. Para emular a imagem do jogo, clique nela, na unidade virtual criada (H:) e depois no 3º botão “Montar”.

7. Se o autorun do seu computador estiver ativo, ele irá executar o conteúdo da imagem automaticamente, caso contrário basta acessar “Meu computador” e clicar 2 vezes na unidade virtual com a imagem montada.

8. Caso deseje emular mais de uma imagem, basta clicar no sexto botão “Adicionar Unidade Virtual DT” e seguir os passos acima.


Pronto!

Outros formatos de imagem de CD/DVD

  • CCD: formato de Clone CD
  • CUE: formato de Cue-Sheet
  • ISO: formato mais conhecido, é o padrão internacional ISO 9660
  • MDS: formato de Mídia Descriptor, utilizado pelo Alcohol
  • NRG: formato do “Nero Image Editor”
  • PDI: formato do “Instant CD/DVD”
  • CDI: formato do “DiscJuggler”


É formado como Técnico em Informática, possui graduação como Gestor em TI e pós graduação em Metodologia do Ensino na Educação Superior, trabalha atualmente com Suporte Técnico Educacional, mantém o blog como forma de organizar suas idéias.


10 thoughts on “Emulando imagem de CD/DVD com Daemon Tools.

  1. Pierre

    Olá,
    Sobre o DAEMON Tools Lite, já o tenho usado. O problema, e por sinal solicito vossa ajuda, é que crio um disco bootável do XP nele para ser usado no VirtualBox e nunca consigo instalar o sistema na máquina virtual. A mensagem é sempre a mesma: (FATAl: no bootable medium found! System halted.)

    Reply
          1. Pierre

            Olá,
            Parece que terei de esperar por uma solução com a Virtual Box. A VmWare só tem em inglês, mesmo sabendo alguma coisa da língua, dá um enorme trabalho principalmente para quem está aprendendo virtualização. Além do que, não houve sucesso na configuração!

          2. Sérgio Post author

            Mas o inglês do programa é bem simples e recomendo que tente usar ele, pois não é difícil.

  2. Luh

    Sérgio,
    Eu utilizada o daemon em outro computador e nunca tive problemas, agora instalei em um novo, e quando vou adicionar uma unidade virtual ele da um erro falando: “é necessário reiniciar para efetivar as alterações.”

    Você tem ideia de pq desse erro?

    Reply
  3. Danilo

    eu estou tendo os mesmos problemas da Luh só q eu ja reiniciei,reinstalei e ja baixei outro instalador mas essa mensagem continua

    Reply
    1. Sérgio Post author

      Tente desinstalar, apagar as pastas onde ele estava instalado, faça uma limpeza com o Ccleaner e instale novamente.

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *