Finalizar processo/tarefa que não responde mais.

É comum o sistema operacional ou algum programa executar uma operação que acabe por ocasionando um erro e deixe de responder, normalmente o usuário pressiona as teclas Ctrl+Al+Del para acessar o Painel de Tarefas e finalizar a a tarefa que não responde mais, porém existe outras formas de finalizar mais rápido e com certeza a tarefa/processo que insiste em não terminar.

Em alguns casos, no entanto, o computador está com tantos processos em andamento que até mesmo o Gerenciador de Tarefas para de responder, e aí começa o maior causador de danos nos sistemas operacionais.

Como alternativa podemos citar um comando usado no prompt do Windows e que acaba de vez com o processo.

1) No menu escolha a opção “Executar” ou simplesmente aperte as teclas win+r. Na janela de execução que aparecer, digite “cmd” para acessar o prompt de comando.

2) Digite “tasklist.exe” e pressione a tecla “Enter”, aguarde a exibição da lista de processos.

3) Uma lista com todos os processos que estão sendo executados, com seus números de identificação, será mostrada na tela. localize o processo que deseja encerrar e anote seu número de identificação.

4) Para finalizar o processo, digite “taskkill /PID NUMERO_PROCESSO /F”, onde NUMERO_PROCESSO é o número anotado anteriormente. O /PID é necessário para avisar o sistema que o processo será encerrado com base em seu número de identificação, enquanto que o /F é para forçar o encerramento do programa.

5) Após digitar o comando, tecle “Enter” e aguarde até que a mensagem de sucesso seja exibida. Pronto.

2 Comments

  1. lUCIO nov 5, 2011
    • Sérgio nov 5, 2011

Add Comment