Em outra ocasião eu expliquei como usar o Memtest para testar a memória ram. Hoje eu irei explicar sobre outra maneira de realizar esse processo com um recurso nativo do Windows 7.

Normalmente, o Windows consegue detectar automaticamente possíveis problemas com a memória ram e notifica se você deseja executar a Ferramenta de Diagnóstico de Memória. Em outros casos você pode simplesmente querer descartar a possibilidade de uma memória defeituosa. Para realizar o processo é bem simples, veja como:

1. Clique no botão iniciar e no campo de pesquisa digite: Diagnóstico de Memória do Windows. Clique no resultado que exibir essa frase:

2. Irá abrir uma janela onde você terá 2 opções. “Reiniciar agora e verificar se há problemas” ou “Verificar se há problemas na próxima vez que eu iniciar o computador”. Escolha a opção que deseja no momento.

3. Quando o computador for iniciado novamente, o Windows irá realizar alguns testes na memória ram. Caso ele localize algum erro ele já irá exibir o erro ou irá informar o resultado final quando o computador for terminar de iniciar.

Opções avançadas do Diagnóstico de Memória

  1. Quando a Ferramenta de Diagnóstico de Memória for iniciada, pressione F1.
  2. É possível ajustar as seguintes configurações:
    • Combinação de testes. Escolha que tipo de teste deseja executar: Básico, Padrão ou Estendido. As opções são descritas na ferramenta.
    • Cache. Escolha as configurações de cache que deseja para cada teste: Padrão, Ativado ou Desativado.
    • Contagem de aprovações. Digite o número de vezes que deseja repetir o teste.
  3. Pressione F10 para iniciar o teste.

Caso haja erros

Caso a memória ram apresente erros, não descarte a mesma de imediato, antes disso limpe ela e os slots, teste ela em outro pc e realize o teste novamente.