Search

Supercomputador mais rápido do mundo é no Japão (até agora)

Um tempo atrás eu falei sobre o Tianhe-1A, que era (sim era…) o supercomputador mais rápido do mundo, os chineses perderam os posto para os japoneses com seu K Computer.

São quase 800 gabinetes, lado a lado e oito núcleos em cada um dos 68.544 processadores SPARC64 VIIIfx. Ele realiza 8,2 quadrilhões de cálculos por segundo (o dos chineses, conseguia realizar “apenas” 2,5 quadrilhões de cálculos por segundo) e custa US$ 10 milhões por ano, além de consumir uma quantidade de energia elétrica capaz de abastecer 10 mil casas convencionais. Esses são os impressionantes números do K Computer, o supercomputador mais rápido do mundo, escolhido recentemente pelo site Top500.

Desenvolvido pela companhia japonesa Fujitsu desde 2010, o K está localizado no Instituto Avançado Riken de Ciência da Computação, na cidade de Kobe, e só deve ser finalizado e colocado em funcionamento no ano que vem.



É formado como Técnico em Informática, possui graduação como Gestor em TI e pós graduação em Metodologia do Ensino na Educação Superior, trabalha atualmente com Suporte Técnico Educacional, mantém o blog como forma de organizar suas idéias.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *