Search

Computador mais rápido do mundo

O computador, chamado Tianhe-1A, foi desenvolvido pela Universidade Nacional de Tecnologia de Defesa e está localizado na cidade de Tianjin. O seu uso está previsto para as mais diversas áreas do conhecimento.

Ao total a máquina possui 7168 GPUs Nvidia Tesle e 14336 processadores Intel Xeon, tornando o computador mais rápido do mundo, 50% (algumas fontes dizem 30%) mais rápido do que o seu antigo número um, com a capacidade de atingir até 2,5 petaflops (cerca de 2 trilhões e 500 bilhões de cálculos por segundo) e memória de 98 TB.

O poder de processamento do GPU teve uma vantagem econômica e ambiental: ao invés de gastar cerca de 12 megawatts de energia (o mesmo que 50 mil CPUs, que juntas conseguiriam um mesmo poder de processamento de 2,5 petaflops), esse “só” consome 4 megawatts. Com essa economia de energia seria possível abastecer mais de cinco mil residências. Só para constar essa máquina toda roda Linux.



É formado como Técnico em Informática, possui graduação como Gestor em TI e pós graduação em Metodologia do Ensino na Educação Superior, trabalha atualmente com Suporte Técnico Educacional, mantém o blog como forma de organizar suas idéias.


3 thoughts on “Computador mais rápido do mundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *