Como usar o “Utilitário de Configuração do Sistema” no Windows (MSconfig)

O comando MSCONFIG é o nome do arquivo executável do programa “Utilitário de Configuração do Sistema”.

A principal função deste utilitário (a mais utilizada pelos usuários) é gerenciar os programas que são iniciados com o sistema, além disso, ele oferece opções de inicialização básica, uma ótima opção para fazer manutenção no computador.

Para abrir o utilitário clique no Menu Iniciar, Executar e digite msconfig

Surgirá o “Utilitário de Configuração do Sistema”, aberto na guia Geral.


Nesta guia, aparecerão 3 opções de inicialização:

Inicialização normal – Esta opção carregará todos os drivers e programas listados nas outras guias. É a opção padrão (default) Windows XP.

Inicialização de diagnóstico – Esta opção carrega somente os drivers básicos do Windows XP e ignora os programas listados na guia “Inicializar”.

Inicialização seletiva – Esta opção permite escolher quais guias serão lidas durante a inicialização. É selecionada automaticamente quando modificamos alguma guia.

Na guia SYSTEM.INI será possível visualizar todos os arquivos que o sistema inicializa, como fontes, gerenciador de memória, etc. Não é recomendado alterar nada nesta seção, pois qualquer alteração indevida pode ocasionar em um mal funcionamento do sistema ou até mesmo erros na inicialização.

Na guia Win.ini temos as opções de inicialização de alguns programas instalados no computador. Não é recomendado mexer nesta seção, pois pode ocasionar o mal funcionamento de algum programa, caso seja manipulado indevidamente.

Na guia BOOT.INI é possível configurar parâmetros de inicialização do sistema operacional, assim como criar uma nova opção apontando para outro sistema operacional instalado e também podemos definir um tempo para a escolha de qual sistema inicializar.


Algumas opções de inicialização são:

/SAFEBOOT – Inicializa o sistema em modo de segurança, se for selecionado a opção MINIMAL, só inicializará o básico, a opção NETWORK inicializa o básico mais as opções de rede, a opção DSREPAIR é um modo especial próprio para reparar o sistema e por último a opção MINIMAL (ALTERNATESHELL) inicializa só o prompt de comando.

/NOGUIBOOT – inicializa normalmente mas só com prompt de comando.

/BOOTLOG – faz com que o sistema crie um arquivo de texto no diretório raiz chamado “boot.log” com uma descrição da inicialização.

/BASEVIDEO – carrega o driver básico de vídeo, ignorando o driver de vídeo instalado.

A guia “Serviços” permite gerenciar todos os serviços que são inicializados com o sistema, a maioria pertence ao próprio sistema operacional, outros são instalados junto com algum software. Atenção ao desativar algum serviço do sistema, caso o serviço seja básico o sistema pode não inicializar mais. Para não cometer este engano existe uma opção “Ocultar todos os serviços Microsoft” que esconde os serviços de sistema deixando apenas os que foram instalados por você.


Chegamos agora a última e  a mais usada guia do utilitário. A guia “Inicializar” permite retirar da inicialização alguns programas, liberando espaço na memória RAM e consequentemente criando uma inicialização mais rápida. Cuidado para não retirar o anti-vírus e outros programas de proteção.

Após as alterações é só clicar no botão OK, em seguida aparecerá uma janela perguntando se você deseja reiniciar o computador, o recomendado é reinicializar, mas nada impede de continuar o seu trabalho e depois reiniciar o computador.

Após reiniciar o sistema aparecerá uma janela de aviso, informando que foram feitas alterações na inicialização do sistema. Marque a opção “Não mostre esta mensagem ou iniciar o Utilitário de configuração do sistema ao iniciar o Windows” e clique no botão OK para fechar, caso esta opção não seja marcada o utilitário será aberto toda vez que o Windows for inicializado.

Veja no vídeo abaixo o uso do comando msconfig para desativar os programas que iniciam com o Windows:

 

 

2 Comments

  1. Rui Nunes jul 13, 2011
    • Sérgio jul 13, 2011

Add Comment