Como testar a velocidade da internet?

Hoje em dia é bem comum as pessoas reclamarem da velocidade da internet e não saberem o que fazer.

Existem vários sites que realizam o teste e fazem medição da velocidade da sua internet:

www.rjnet.com.br/1velocimetro.php

www.testesuavelocidade.com.br

www.minhaconexao.com.br/

speedtest.copel.net/

Antes de testar em qualquer um deles feche todos os programas que usam a internet e não realize downloads ou assista vídeos, no computador testado e em outros da mesma rede.

Mas porque a internet esta lenta?

Primeiro de tudo é saber se o plano de internet contratado com a empresa prestadora, supri as suas atividades na internet, de nada adianta ter uma velocidade baixa (256 kbps) e querer assistir ou baixar filmes em alta definição de uma forma rápida.

Outro ponto que temos que levar em consideração é que as empresas não fornecem muitas vezes aquilo que vendem, é bem comum o usuário contratar por exemplo 4Mb de conexão e a prestadora fornecer somente 1 Mb, nesse caso é reclamar e não tem desculpa, ou oferece o serviço contratado ou paga menos.

Em algumas ocasiões o serviço prestado estará sendo fornecido corretamente (difícil) e o problema esta na sua casa, pode ser desde interferências nos cabos ou na rede sem fio ou até mesmo outro computador que tenha por exemplo um programa de compartilhamento instalado (como o Emule ou algum de torrent). As configurações da sua conexão também podem estar alteradas, devido a algum vírus por exemplo.

Em outros casos o site que você esta acessando no momento esta passando por dificuldades técnicas ou uma sobrecarga no servidor.

Como podemos ver, são vários os motivos que podem levar a uma internet lenta (a famosa a lenha), em caso de dúvida chame um auxilio técnico(eu).

E para descontrair um pouco, ai vai uma tirinha sobre o tema:

 

2 Comments

  1. ana rodrigues maio 25, 2011
  2. Artur nov 17, 2011

Add Comment