Como restaurar o Windows

Um recurso bem interessante presente no Windows é a restauração do sistema, que nada mais é do que a possibilidade de restaurar o computador momentos antes de alguma modificação importante, como a instalação de um programa. Muitas vezes instalamos algum programa e não gostamos do resultado que pode até mesmo danificar nosso computador (sistema), ao invés de reinstalar o sistema inteiro, só é preciso restaurar o último ponto criado, evitando muitas dores de cabeça.

A restauração do sistema muitas vezes cria um ponto de restauração de forma automática, mas existe a possibilidade de se criar um ponto manualmente.

Criando o ponto de restauração

1.    Clique no botão Iniciar e digite “Criar ponto” no campo de pesquisa para encontrar a opção:


2.    Selecione a opção “Criar”, localizada na parte inferior da janela;

3.    Digite um nome para identificar o ponto, coloque que seja identificado facilmente mais tarde;

4.    Clique em criar e aguarde o término do processo.


5. Clique em Fechar e depois em Ok. Pronto, o ponto de restauração foi criado.

Recomenda-se criar um ponto de restauração sempre que após o término do processo de formatação (após a instalação e atualização dos programas), assim caso o sistema apresente problemas, basta restaurar ele para a data após a formatação.


Restaurando o sistema

1.    Abra novamente o Menu Iniciar e digite “Restauração” para encontrar o processo, você também pode encontrar essa opção em Menu Iniciar, Todos os Programas, Acessórios, Ferramentas do Sistema e depois em Restauração do Sistema.

2.    Caso a restauração recomendada não seja a que você criou, marque a seleção “Escolher um outro ponto de restauração”;

3.    Escolha o ponto de sua preferência e clique para avançar;

4.    Salve seus arquivos importantes e somente após ter certeza de que tudo está correto clique em “Concluir” para começar a restauração.

Em alguns casos e necessário vários minutos para restaurar o sistema. Para problemas causados por aplicativos instalados e danos feitos ao registro, a tarefa recupera o bom funcionamento do computador na grande maioria dos casos. Esse tutorial foi feito utilizando o Windows 7, mas pode ser usado tanto para restaurar o sistema no Windows Xp e no Vista.



Add Comment